quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ajay Bhatt

120718 - Inventor do USB (1994)


Nome Completo: Ajay V. Bratt (1952-...) = 60 anos.
Inventor; Engenheiro; 


Local de Nascimento: ÍNDIA.
Data de Nascimento: 1952
Data de Falecimento: (Ainda vive aos 60 anos).

               Ajay V. Bhatt é um arquiteto de computadores indiano. Tornou-se conhecido num anúncio de televisão da Intel em 2009, onde é apresentado como o co-inventor da tecnologia USB.

Biografia:
               Depois de completar sua graduação da Sayajirao Maharaja Universidade de Baroda , na Índia, Bhatt recebeu seu diploma de mestrado da Universidade da Cidade de Nova Iorque , Estados Unidos. Bhatt ingressou na Intel Corporation em 1990 como arquiteto sênior na equipe de arquitetura de chipset em Folsom. Ele tem trinta e um norte-americanos de patentes, e vários outros estão em vários estágios de depósito. Em 1998, 2003 e 2004, Bhatt foi nomeado para participar em uma série de palestras Emérito da principais universidades do Estados Unidos e Ásia. Ele recebeu uma conquista no Prêmio de Excelência por sua contribuição no desenvolvimento de especificações PCI Express em 2002.

              I Chefe da Intel, O arquiteto responsável pela plataforma e I O interliga as direções, Bhatt também leva a definição e desenvolvimento da arquitetura da plataforma da próxima geração do cliente.

              Fellows Intel são selecionados por suas contribuições técnicas de liderança e excelente para a empresa ea indústria.

            Em 9 de outubro de 2009, The Tonight Show com Conan O'Brien fez um esquete cômica com ele que parodiava da Intel "Rockstar" comerciais. Ajay Bhatt foi destaque na edição de julho de 2010 da GQ Índia, como um dos "os 50 mais Influente global índios! "



USB - Universal Serial Bus:
                USB é um tipo de conecção "ligar e Usar" que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador.

           Antigamente, instalar periféricos em um computador obrigava o usuário a abrir a máquina, o que para a maioria das pessoas era uma tarefa quase impossível pela quantidade de conexões internas, que muitas vezes eram feitas através de testes perigosos para o computador, sem falar que na maioria das vezes seria preciso configurar jumpers e interrupções IRQs, tarefa difícil até para profissionais da área.

              O surgimento do padrão PnP (Plug and Play) diminuiu toda a complicação existente na configuração desses dispositivos. O objetivo do padrão PnP foi tornar o usuário sem experiência capaz de instalar um novo periférico e usá-lo imediatamente sem mais delongas. Mas esse padrão ainda era suscetível a falhas, o que causava dificuldades para alguns usuários.

                O USB Implementers Forum foi concebido na óptica do conceito de Plug and Play, revolucionário na altura da expansão dos computadores pessoais, feito sobre um barramento que adota um tipo de conector que deve ser comum a todos os aparelhos que o usarem, assim tornando fácil a instalação de periféricos que adotassem essa tecnologia, e diminuiu o esforço de concepção de periféricos, no que diz respeito ao suporte por parte dos sistemas operacionais (SO) e hardware. Assim, surgiu um padrão que permite ao SO e à placa-mãe diferenciar, transparentemente:
                    A classe do equipamento (dispositivo de armazenamento, placa de rede, placa de som, etc);
                  As necessidades de alimentação elétrica do dispositivo a uma distância de ate 5 metros sem a necessidade de outro equipamento, caso este não disponha de alimentação própria;
                 As necessidades de largura de banda (para um dispositivo de vídeo, serão muito superiores às de um teclado, por exemplo);
As necessidades de latência máxima;
                Eventuais modos de operação internos ao dispositivo (por exemplo, máquina digital pode operar, geralmente, como uma webcam ou como um dispositivo de armazenamento - para transferir as imagens).

               Ainda, foi projetado de maneira que possam ser ligados vários periféricos pelo mesmo canal (i.e., porta USB). Assim, mediante uma topologia em árvore, é possível ligar até 127 dispositivos a uma única porta do computador, utilizando, para a derivação, hubs especialmente concebidos, ou se por exemplo as impressoras ou outro periféricos existentes hoje tivessem uma entrada e saída usb, poderíamos ligar estes como uma corrente de até 127 dispositivos, um ligado ao outro, os quais o computador gerenciaria sem nenhum problema, levando em conta o tráfego requerido e velocidade das informações solicitadas pelo sistema. Estes dispositivos especiais (os hubs anteriormente citados) - estes também dispositivos USB, com classe específica -, são responsáveis pela gestão da sua subárvore e cooperação com os nós acima (o computador ou outros hubs). Esta funcionalidade foi adaptada da vasta experiência em redes de bus, como o Ethernet - o computador apenas encaminhará os pacotes USB (unidade de comunicação do protocolo, ou URB, do inglês Uniform Request Block) para uma das portas, e o pacote transitará pelo bus até ao destino, encaminhado pelos hubs intermediários.

Tridente símbolo do USB
Concepção:
             O padrão USB foi desenvolvido por um consórcio de empresas, entre as quais destacam-se: Microsoft, Apple Inc.,Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.

Foi muito difícil para estas empresas encontrar um consenso sobre a abordagem do controlador. Dividiram-se então as opiniões, formando dois grupos distintos:
             UHCI, Universal Host Controller Interface, apoiado majoritariamente pela Intel, que transferia parte do processamento do protocolo para o software (driver), simplificando o controlador eletrônico;
                OHCI, Open Host Controller Interface, apoiado pela Compaq, MicrosoftNational Semiconductor, que transferia a maior parte do esforço para o controlador eletrônico, simplificando o controlador lógico (driver).

                 Isto gerou algumas incompatibilidades e lançou a ameaça de dispersão do padrão. Pela experiência anterior em casos de adaptação de padrões (como o caso das extensões individualistas do HTML da Microsoft e da Netscape à versão 3 deste protocolo que, frequentemente, quebrava a compatibilidade entre sites), agora podia-se confirmar a desvantagem de não se conseguir a universalização. Porém, traria novas conclusões para a versão 2.0 deste protocolo, desta vez unidos sob o modelo EHCI, Enhanced Host Controller Interface, permitindo colmatar as falhas e reunir as qualidades dos dois modelos anteriores; mas sem dúvida, o avanço notável desta versão seria o aumento da largura de banda disponível - tornava-se agora possível, com um único driver, transferir som, vídeo e ainda assim usar a impressora, tudo isso pelo mesmo canal - até um total de 480 Megabit/s no usb 2.0, e 4,8 Gigabit/s no usb 3.0.

História das Versões:
USB 0.7: Lançado em novembro de 1994.
USB 0.8: Lançada em dezembro de 1994.
USB 0.9: Lançada em abril de 1995.
USB 0.99: Lançado em agosto de 1995.
USB 1.0: Lançado em janeiro de 1996, com taxas de transferência de dados de 1,5 Mbit / s (baixa velocidade) e 12 Mbit / s (Velocidade máxima).
USB 2.0: Lançado em abril de 2000 com a velocidade de 480 Mbps.
USB 3.0: Lançado em setembro de 2009 com a velocidade de 4,8 Gbps.

Fotos relacionadas:







INVENÇÕES & INVENTORES
Jisohde G. Posser
120718

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS - COMENTEM!
ATENÇÃO: Seu nome é importante para que tenham os seus comentários publicados! Obrigado.