sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alberto Santos Dumont

120720 - Alberto Santos Dumont um múltiplo Inventor:
1 - Inventor do Dirigível (1898).
2 - Inventor do Hangar (1900).
2 - Inventor do avião 14-bis (1906).
3 - Inventor do avião Ultraleve - Demoiselle (1907).

Nome Completo: Alberto Santos Dumont (1873-1932) = 59 anos.
Aeronauta, esportista, Inventor.

Local de Nascimento: BRASIL - Palmira-MG.
Data de Nascimento: 20 de Julho de 1873.
Data de Falecimento: 23 de Julho de 1932.


Leia sobre Santos Dumont AQUI:

              Santos Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do Balão dirigível, do Avião e do Ultraleve.



Há 139 anos, neste mesmo dia e mês, em 1873, 
Nasceu uma criança que revolucionou a época 
e nos deu a ideia de que poderíamos voar...
Hoje, transportamos toneladas 
a centenas de quilômetros por hora, 
atravessamos oceanos a muitos mil quilômetros de distância 
a uma altura imensa 
em poucas horas ou minutos.
Alberto Santos Dumont - Sobrevivendo até hoje, 
pela história que nunca se apagará, 
com 139 anos de idade.
Parabéns mineiro, 
o "trem" tá dando certo!
Dirigível:
            Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido internacionalmente pela conquista do Premio Deutsch em 1901, quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível N° 6, transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX. Com a vitória no Premio Deutsch, ele também foi, portanto, o primeiro a cumprir um circuito pré estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares.

Hangar:
          Hangar é um galpão muito grande, geralmente localizado nos aeroportos, onde ficam estabelecidas as aeronaves para manutenção, revisão e conserto, uma preparação para o voo. Eles podem ser construído de madeira, estrutura de aço ou de concreto.
              Também é designado para os abrigos construídos para balões, dirigíveis e embarcações.

              Santos Dumont é o inventor do primeiro Hangar, que foi construído com portões de correr, e isso se deu no ano de 1900, quando ele construiu um galpão para fabricar, reparar e preparar seus inventos antes do voo.

                O mais famoso Hangar brasileiro está localizado no Rio de Janeiro, Chamado Hangar do Zeppelin, Construído na década de 1930, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), atualmente pertence a Base Aérea de Santa Cruz.

Avião:
               Alberto Santos Dumont, Considerado por muitos brasileiros como o inventor do primeiro avião da história, chamado de 14-bis.
              O 14-bis era construído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado em voos feitos por Santos Dumont em meados de 1906. Daí o Nome "14-bis", isto é, o "14 de novo", devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A razão do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro e 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o  qual obteve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906.

          Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, o Oiseau de Proie II decolou usando seus próprios meios e sem auxilio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do Aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos "mais pesados que o ar".

          Em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião - agora o Oiseau de Proie III - provido de ailerões rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época.

Ultraleve:
             Ultraleve é aeródino de baixas velocidade, capacidade de carregamento, potência e de baixos peso e custo. Por isso, é considerado, pelo mercado, uma boa opção para os aficcionados em aviação para pilotar suas próprias aeronaves. É conhecido tecnicamente pelas siglas UL, quando não dispõe de motor, e ULM, quando Motorizado.

História:
           As primeiras aeronaves conhecidas por ultraleves surgiram no final dos anos 70 e início dos anos 80, mas o início de sua história recua ao início do século XX, com os primeiros aviões de pioneiros como os irmãos Wright e Santos Dumont, de peso idêntico aos ULM's atuais.

Demoiselle, o primeiro ULM
                Os praticantes brasileiros apontam como avô dos ultraleves o pequeno avião construído por Santos Dumont em Novembro de 1907, o N 19, apelidado pelos franceses de Demoiselle, devido a sua graciosidade e semelhança com as libélulas. Durante as primeiras experiências, o N° 19 sofreu um acidente, ficando seriamente avariado. Pesando 110 quilos, era uma aeronave com motor de 35 HP e estrutura de bambu.

Modelos de Ultraleves:
              Os Ultraleves podem ser de três tipos: Primário, Básico e Avançado.

Ultraleve Primário:
              Não Motorizado - peso vazio máximo igual ou inferior a 70 Kg (155 lb).
               Motorizado - peso vazio máximo igual ou inferior a 115 Kg (254 lb); capacidade máxima de combustível igual ou inferior a 20 l.
               Velocidade máxima em voo nivelado e com potência plena igual ou inferior a 102 Km/h (55 kt); e
                Velocidade de estol sem motor igual ou inferior a 46 Km/h (25 kt).

Ultraleve Básico:
                Peso máximo de decolagem igual ou inferior a 600 Kg (1320 lb);
                Velocidade de estol sem motor igual ou inferior a 65 Km/h (35 kt);
             Peso vazio máximo igual ou inferior a 230 Kg para equipamentos terrestres e 280 Kg para aquáticos ou anfíbios; e
                 Carga alar com peso máximo igual ou inferior a 28 Kg/m².
Observação:
           Carga alar é o peso que suporta a aeronave por unidade de superfície. Quanto maior o tamanho da asa maior será o peso suportado.
            Entre os ultraleves básicos, são muito populares os chamados Trikes, não constituindo ultraleves primários como se é pensado já que na sua grande maioria possuem peso vazio máximo superior a 115 Kg e capacidade de combustível superior a 20 Lts.

Ultraleve Avançado:
             Peso máximo de decolagem igual ou inferior a 600 Kg (1320 lb);
             Velocidade de estol sem motor igual ou inferior a 65 Km/h (35 kt).
             Peso vazio máximo máximo ou inferior a 300 Kg; e
             Carga alar com peso máximo igual ou inferior a 38 Kg/m².
          O avançado se caracteriza ainda por ter o painel de comando mais completo, com recursos não disponíveis em outros modelos.

Morte:
            Em 1931, esteve internado em casas de saúde em Biarritz, e em Ortez no sul da França. Antônio Prado Júnior, ex-prefeito do Rio de Janeiro (então capital do Brasil), havia sido exilado pela revolução de 1930 e fora para a França. Encontrou Santos Dumont em delicado estado de saúde, o que o levou a entrar em contato com sua família e a pedir ao seu sobrinho Jorge Dumont Vilares que o fosse buscar na França. De volta ao Brasil, passam por Araxá, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e finalmente instalam-se no Grand Hôtel La Plage, no Guarujá, onde se instalou em maio de 1932.                   
           Antes, em junho de 1931 tinha sido eleito imortal da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 38, mas não chegou a tomar posse.

              Em 1932 ocorreu a revolução constitucionalista, em que o estado de São Paulo se levantou contra o governo revolucionário de Getúlio Vargas. Mas o conflito aconteceu e aviões atacaram o Campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente, sobrevoaram o Guarujá, e a visão de aviões em combate pode ter causado uma angústia profunda em Santos Dumont que, nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade. Não deixou descendência ou nota de suicídio. Seu corpo está enterrado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. O médico Walther Haberfield removeu secretamente seu coração e o preservou em formol
               Depois de manter segredo sobre isto durante doze anos, quis devolver o coração à família Dumont que não o aceitou. O médico então doou o coração de Santos Dumont ao governo brasileiro. Hoje o coração está exposto no museu da Força Aérea no Campo dos Afonsos.

Galeria de Fotos:


Dirigível N-1 de Alberto Santos Dumont em 18/09/1898.

O N-1:
            O primeiro dirigível projetado por santos Dumont, o N-1, com 25 metros de comprimento e 180 de cubagem, foi inflado no Jardim da Aclimação de Paris no dia 18 de setembro de 1898, mas acabou rasgado antes de experimentado, devido a uma manobra mal feita pelos ajudantes que em terra segurava as cordas do aparelho. Reparada dois dias depois, a aeronave partiu e evoluiu em todos os sentidos. Um imprevisto, porém, encurtou a viagem: a bomba de ar encarregada de suprir o balonete interno, que mantinha rígido o involucro do balão, não funcionou devidamente, e o dirigível, a 400 metros de altura, começou se dobrar edescer com rapidez. Numa entrevista, Santos Dumont contou como escapou da morte certa:


"A descida efetuava-se com a velocidade de 4 a 5 m/s.
Ter-me-ia sido fatal, se eu não tivesse tido a presença de 
espirito de dizer aos passantes espontaneamente
suspensos ao cabo pendente
como um verdadeiro cacho
humano, que puxassem o
cabo na direção oposta à do
vento. Graças a essa
manobra, diminuiu a
velocidade da queda, evitando
assim a maior violência do
choque. Variei desse modo o
meu divertimento: subi num
avião e desci numa pipa".

Dirigível N-2 de Alberto Santos Dumont em 11/05/1899.
O N-2:
                 Em 1899 Santos Dumont construiu nova aeronave, a N-2, com o mesmo comprimento da primeira e mais ou menos a mesma forma, mas com diâmetro maior: 3,80 metros, o que elevou o volume para 200 metros cúbicos. Levando em conta a insuficiência da bomba de ar, que quase o havia matado, ele acrescentou um pequeno ventilador de alumínio para garantir que o formato do balão se mantivesse inalterável.
                     O primeiro teste foi marcado para 11 de maio de 1899, À hora da experiência, uma chuva forte tornou o balão pesado. A demonstração feita consistiu em manobras simples com a aeronave presa por uma corda: não obstante, o teste terminou nas árvores adjacentes. O balão havia se dobrado sob a ação combinada da contração do hidrogênio e da força do vento.


Dirigível N-3 de Alberto Santos Dumont em 13/11/1899.
 O N-3:
               Em Setembro daquele ano Santos Dumont deu inicio à construção de um novo balão alongado, o N-3, inflado a gás de iluminação, com 20 metros de comprimento e 7,50 de diâmetro, com a capacidade para 500 metros cúbicos. A cesta instalada era a mesma utilizada nas duas outras aeronaves. O balonete interno, que até então só havia lhe causado problemas, foi dispensado.
                As 15 horas e 30 minutos do dia 13 de novembro, data em que, de acordo com alguns astrólogos, o mundo acabaria, Santos Dumont, num gesto de desafio, partiu no N-3 do Parque de Aerostação de Vaugirard e contornou a Torre Eiffel pela primeira vez. Do monumento seguiu para o Parque dos Príncipes e de lá para o campo de Bagatelle, próximo a Longchamps. Aterrissou no local exato onde o N-1 havia caído, dessa vez em condições controladas. Entusiasmou-se:


"A partir desse dia, não guardei mais a menor dúvida a
respeito do sucesso da minha invenção. Reconheci
que iria, para toda a vida, dedicar-me à construção de
aeronaves. Precisava ter minha oficina, minha
garagem aeronáutica, meu aparelho gerador de
hidrogênio e um encanamento, que comunicasse
minha instalação com os condutos do gás
iluminante."

            Com efeito, o previdente balonista logo mandou construir na localidade de Saint Cloud um grande hangar, comprido e alto o bastante para comportar o N-3 com o invólucro completamente cheio, bem como os diversos dispositivos necessários para a fabricação do gás hidrogênio. Esse aeródromo, pronto em 1900, tinha 30 metros de comprimento, 7 de largura e 11 de altura. Mas já não estava destinado a abrigar o N-3, que havia sido abandonado pelo inventor, e sim o N-4, concluído em 1o de agosto daquele ano.





O N-4:
              Nessa época um vultoso prêmio agitava o meio aeronáutico. No dia 24 de março de 1900, o milionário judeu Henri Deutsch de la Meurthe, magnata do petróleo, havia enviado ao Presidente do Aeroclube da França, fundado há dois anos, uma carta na qual se comprometia a congratular com 100.000 francos aquele que inventasse uma máquina voadora eficiente:









































INVENTORES & INVENÇÕES
Jisohde G. Posser
120720

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