quarta-feira, 25 de julho de 2012

Harry Brearley

120725 - Inventor do Aço Inoxidável (1913).

Nome Completo: Harry Brearley (1871-1948), 77 anos.
Metalúrgico, Inventor,
Local de Nascimento: INGLATERRA - Sheffield.
Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1871.
Data de Falecimento: 14 de Julho de 1948.

                  Harry Brearley é geralmente creditado com a invenção do "aço inoxidável" (que viria a ser chamado de "aço inox ") no mundo anglófono.

Biografia:
                 Brearley nasceu em Sheffield, Inglaterra. Sua vida teve um começo humilde como filho de um aço aparelho de fusão. Ele deixou a escola na idade de 12 anos para entrar em seu primeiro emprego como operário em uma fábrica siderúrgica da cidade, sendo transferido logo depois para o cargo de ajudante geral em laboratório da empresa química.


              Durante vários anos, além de seu trabalho de laboratório, estudou em casa e depois nas aulas formais, no período da noite, para se especializar em técnicas de produção de aço e métodos de análise associados químicos.

               Pelos seus trinta e poucos anos, Brearley tinha ganhado uma reputação como um profissional experiente e por ser muito astuto na resolução de práticas industriais, problemas metalúrgicos. Foi em 1908, quando duas das principais empresas siderúrgicas, concordou em financiar conjuntamente um laboratório de pesquisa comum (Brown Firth Laboratories) que Harry Brearley foi convidado para liderar o projeto.

                   Brearley morreu em 1948, em Torquay, uma cidade turística litorânea de Devon, no sudoeste da Inglaterra. Ele é enterrado na Catedral, em Sheffield.

Desenvolvimento de aço inoxidável
               Nos anos conturbados imediatamente antes da Primeira Guerra Mundial, a fabricação de armas aumentou significativamente no Reino Unido, mas os problemas práticos foram encontradas devido à erosão (desgaste excessivo) das superfícies internas dos canos. Brearley começou a pesquisar novos aços que poderiam melhor resistir à erosão causada pelas altas temperaturas (em vez de corrosão, como é frequentemente citado a este respeito). Começou a examinar a adição de crómio para o aço, o que era conhecido para elevar o ponto de fusão do material, tal como comparada com o padrão aços de carbono.

                A pesquisa concentrou-se em quantificar os efeitos da variação dos níveis de carbono (C, em concentrações cerca de 0,2% em peso) e crómio (Cr, na gama de 6 a 15% em peso).
              A fim de realizar metalografia para estudar a microestrutura das ligas experimentais (o principal fator responsável por propriedades mecânicas de um aço) era necessário para polimento e etch as amostras metálicas produzidas. Para um aço de carbono, uma solução diluída de ácido nítrico em álcool é suficiente para produzir o condicionamento requerido, mas Brearley descobriu que os aços de crómio novos eram muito resistente ao ataque químico.

                     Foi provavelmente educação Harry Brearley em Sheffield, uma cidade famosa pela fabricação de talheres desde o século 16, que o levou a apreciar o potencial desses novos aços para aplicações não só no serviço de alta temperatura, tal como inicialmente previsto, mas também no produção em massa de alimentos relacionados com aplicações, tais como talheres, panelas e equipamentos de processamento, etc. Até aquele momento, facas de aço carbono eram propensos a ferrugem se não fossem freqüentemente polido e só metais caros, como prata esterlina ou EPNS talheres era geralmente disponíveis para evitar tais problemas. Com isto em mente Brearley estendeu seus exames para incluir testes com alimentos ácidos, como vinagre e suco de limão, com resultados muito promissores.

           Brearley inicialmente chamado de nova liga "aço inoxidável", o mais eufônico "aço inox" foi sugerido por Ernest Stuart de RF de Mosley, um fabricante de talheres local, e acabou por prevalecer. É relatado que o aço inoxidável primeiro verdadeiro, um 0.24wt% C, 12.8wt% Cr ferroso liga, foi produzido por Brearley em um eléctrico fornalha em 13 de Agosto de 1913. Ele foi posteriormente premiado com o Iron and Steel Institute's Bessemer Medalha de Ouro em 1920.

             Praticamente todos os projetos de pesquisa para o desenvolvimento de aços inoxidáveis ​​foram interrompidos pela guerra de 1914-18, mas os esforços foram renovados em 1920. Brearley havia deixado a Brown Firth Laboratories em 1915, na sequência de desacordos sobre patentes direitos, mas a investigação continua sob a direção de seu sucessor, Dr. WH Hatfield. É Hatfield que é creditado com o desenvolvimento, em 1924, de um aço inoxidável, que ainda hoje é provavelmente a mais ampla de liga utilizada deste tipo, o assim chamado "18/8", que para além de crómio, inclui níquel ( Ni) em sua composição (18wt% de Cr, Ni% 8wt).

                Depois de deixar Brown Firth, Brearley juntou Obras Brown Bayley do Aço, também em Sheffield, ele se tornou um diretor da empresa em 1925.

O brilhante mundo dos Inoxidáveis:













PERSONAGENS
INVENÇÕES & INVENTORES
Jisohde G. Posser
120725

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS - COMENTEM!
ATENÇÃO: Seu nome é importante para que tenham os seus comentários publicados! Obrigado.