quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Jack Kilby

120815 - Inventor do Microchip - (1958).
Nome Completo: Jack St. Claire Kilby. (1923-2005) = 81 anos.
Engenheiro eletricista; Físico; Inventor;

Local de Nascimento: EUA - Jefferson City
Data de Nascimento: 08 de Novembro de 1923
Data de Falecimento: 20 de Junho de 2005.

Premiações: 
Medalha Nacional de Ciências (1969);
Prêmio Cledo Brunetti IEEE (1978);
National Inventors Hall of Fame (1982);
Medalha de Onra IEEE (1986);
Prêmio Charles Stark Draper (1989;
Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação (1990);
Prêmio Kyoto (1993);
Nobel de Física (2000).

               Jack St. Claire Kilby (Jefferson City, 8 de Novembro de 1923  - Dallas, 20 de Junho de 2005) foi um físico e engenheiro eletricista estadunidense.

            No final dos anos 50, ao ser contratado pela Texas Instruments, produziu um chip de cristal que reunia componentes antes separados, como transístoresresistores e capacitores.

                 Durante a Segunda Guerra Mundial, Kilby trabalhou para o Office of Strategic Services (OSS). Dois anos depois, em 1947, terminou a sua formação na Universidade de Illinois e, em 1950, graduou-se novamente, desta feita pela Universidade de Wisconsin, em engenharia eletrônica.

              Mudou-se então para Milwaukee, no Wisconsin, para trabalhar na Centralab, uma divisão da empresa Globe-Union Corporation, uma das primeiras a fabricar transístores.

              Em 1958 aceitou um lugar na empresa Texas Instruments, Inc., onde se tornou responsável pela pesquisa no campo da miniaturização de circuitos eléctricos. Neste mesmo ano, Kilby projetou o primeiro circuito integrado, que demonstrou em laboratório no dia 12 de setembro.

                No entanto, ao mesmo tempo mas numa outra empresa, a Fairchild Corporation, um cientista chamado Robert Noyce desenvolvia um projeto similar, pelo que Jack Kilby é considerado "co-inventor" do circuito integrado.

             À medida que a investigação prosseguia, o circuito integrado tornava-se cada vez menor, permitindo o processamento mais rápido de dados e requerendo menos energia. Em meados da década de 1960, Kilby criou circuitos integrados para um míssil balístico intercontinental, chamado Minuteman, mas a primeira aplicação em que foram mais largamente usados foi na construção das calculadoras de bolso, desenvolvidas no princípio dos anos 70.

              Em 1970, Jack Kilby foi promovido ao lugar de consultor da Texas Instruments, Inc. e, em 1978, começou a ensinar na Texas A&M University. Mas Kilby nunca abandonou o seu trabalho inventivo, pelo que tem mais de 60 patentes registadas para tecnologias ligadas a fins militaresindustriais e comerciais.

               Em outubro de 2000 foi-lhe atribuído, juntamente com Zhores Alferov e Herbert Kroemer, o Nobel de Física pelo seu contributo no desenvolvimento das tecnologias da informação, tendo sido considerado o precursor das novas tecnologias da informação.

                 Kilby, acometido por um câncer, viria a falecer aos 81 anos, na cidade de Dallas em 2005.

Circuito integrado:
                  Kilby pensava em maneiras de miniaturizar os componentes e simplificar sua fabricação, possivelmente construindo todos eles sobre uma mesma lâmina de silício. Em julho de 1958, ele escreveu em seu caderno de pesquisa: "A miniaturização extrema de muitos circuitos elétricos pode ser alcançada fazendo-se resistores, capacitores, transistores e diodos em uma única lâmina de silício".

                 Em seguida, ele ocupou-se em mostrar nas cinco páginas seguintes como isso poderia ser feito. No final de agosto, uma versão simplificada de seu circuito já estava disponível, demonstrando que era possível produzir transistores, diodos, capacitores e resistores em um único bloco de semicondutor e interconectá-los para criar circuitos funcionais.







PERSONAGENS
INVENÇÕES & INVENTORES
Jisohde G. Posser
120816

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS - COMENTEM!
ATENÇÃO: Seu nome é importante para que tenham os seus comentários publicados! Obrigado.